A Casa de Pedra e um imóvel é uma construção colonial iniciada no ano de 1730, tendo como seu morador mais conhecido o português Antônio da Rocha Gama, que habitou a casa entre os anos de 1775 e 1830. Por isso, ficou conhecida por um determinado tempo como a casa do português. Arquitetonicamente, trata-se de uma construção sólida, lembrando uma Casa Forte.
No seu interior sofreu modificações para se adaptar ao estilo de vida contemporâneo, mas a sua fachada encontra-se com as feições originais, exibindo as pedras usadas em sua construção.
A Casa de Pedra está localizada na Rua Visitador Fernandes, nas imediações da Ilha de Sant´Ana. No espaço encontra-se um atelier de artistas locais: Coletivo de Artes Casa de Pedra.
A Casa de Pedra é um ponto turístico aberto à visitação pública. Guias locais costumam oferecer tours para explicar a história e a importância da casa. No entanto, a infraestrutura turística é limitada, então é recomendado que os visitantes estejam preparados para uma experiência mais urbana rural.
Devido à sua importância histórica e cultural, a Casa de Pedra é objeto de esforços de conservação para preservar a estrutura e evitar danos causados por visitantes e pelo ambiente.
Fonte: INVTUR Caicó 2017